quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Qatar? Catar?



Bem, na minha saga por encontrar o emprego/ocupação mais estranha que possa ter, decidi ir espreitar o dito "Open Day" da Qatar Airlines que, como o nome poderá indicar, é a companhia aérea do...Qatar!
Assim, lá fui Sabado passado a um hotel na Av. da Liberdade ver o que poderia sair dali. Uma pequena palestra das meninas enviadas pela empresa (uma inglesa e outra búlgara), seguido da entrega dos CV e fotos. A avaliação foi feita por ai e o meu CV teria qualquer coisa (acredito que tenha sido o facto de ser arqueólogo, pois é algo que toda a entidade empregadora procura num colaborador...) pois passei à fase seguinte, que se iria realizar Domingo.
Portanto, lá voltei Domingo, cedinho, para o dito hotel, onde agora me esperava um pequeno teste sobre gramatica e afins de inglês, com uma composição no fim. Como aquilo me fez lembrar os testes do 5º ano, não achei particularmente dificil e lá fiz, incluindo uma composição sobre a primeira coisa que me veio à cabeça: Che Guevara. Tinha de escrever qualquer coisa e, ou era o Che ou eram cafés pelo que optei pela hipotese menos "nerd". Ah, de referir também que passei no teste da altura (!), pois consegui chegar com a mão a uma altura de 2.12 (acho que as moças se equivocaram e meteram a altura em feet's, porque aquilo estava muito baixo, até para os meus standards...).
A seguir é que foi a parte bonita do dia e, quiça, arrisco mesmo dizer, do último mês! Dinâmica de grupo que, por si, já é algo que não gosto particularmente de fazer. E tudo se torna pior quando, por um lado, é uma dinâmica entre 19 pessoas que nunca se conhecem, em inglês e com pessoas que fazem tudo para se destacar das demais (já tinha percebido que esta gente que quer ser assistente de bordo têm este sonho desde pequeninas e que, portanto, não têm problemas em se comer (não no sentido porco!) uns aos outros!) A questão a debater até parecia interessante: que 5 personalidades, vivas ou mortas, gostariam de conhecer, e porque e que pergunta lhes faziamos. As hipoteses eram imensas, mas como só tinhamos 8 minutos para chegar a uma conclusão, era melhor por-mo-nos a caminho. Assim que a bulgara colocou o papel no chão, uma gaja atacou logo aquilo e nunca mais vi o papel! Os primeiros nomes ainda geraram concenso: Obama, Eisntein e Madre Teresa (politica, ciência e religião - ok, um bom principio a seguir. Era de deduzir que o próximo fosse alguém ligado às artes - Picasso, Matisse, Amália, sei lá - e talvez ao desporto..Ou não!). A partir daqui foi cada um por si, ou melhor, a gaja do papel por todos! Nome número 4....Bin Laden! Nome número 5... ... ... Oprah Winfrey!! É verdade, a sôr Dona Oprah fazia parte da mitica lista! E que pergunta iríamos fazer à Senhora Winfrey? Algo profundo? Interessante? Nahhhhhh: "Porque decidiu construir tantas escolas em África?"! Bonito! Eu gostei e teria muito, mas muito interesse em ouvir a resposta! Haja inteligência!!
Mas no outro grupo, os restantes 19, houve também um momento de "categoria"! Eles decidiram colocar o Gandhi no grupo - até concordo com a inclusão, porque era alguém que eu gostaria de ter colocado na "minha". Agora, a pergunta que lhe queriam fazer é que eu nunca me lembraria de colocar ao senhor Mohandas. A pergunta era, e cito, "Porque tem um coração tão grande?"...enternecedor, não? Eu achei fofo e cheia de conteúdo!
Posto isto, excussado será dizer que todo o meu grupo foi excluído e a minha grande oportunidade de formar um harém perdeu-se ai....

2 comentários:

tiago disse...

Depois de ler este extraordinário relato de um excelente fim de semana, rodeado por pessoas vá, algo "diferentes na maneira de usar o cérebro", fiquei sem palavras... Eu continuo sem perceber onde é que tu encontras os anúncios para ires a estas entrevistas! Tenho apenas um pequeno reparo à tua composição e ao teu inglês - escreve-se NERD e não NURD (correcção para o futuro). :D

FccNunes disse...

É verdade, gosto de passar as minhas folgas em actividades radicais diferentes! Venha a próxima!

p.s. correcção aceite, agradecida e efectuada! :P